top of page

Curiosidades e a história do whiskey.

Atualizado: 16 de mai. de 2020

Whisky é uma bebida apreciada no mundo todo, porém, após muita pesquisa não conseguimos especificar exatamente, sua origem, data de crianção e quem o inventou, porém temos algumas referencias para começar nossa história. Quando o assunto é whisky, temos dois lugares como referência: Escócia e Irlanda.

Falando um pouco da Irlanda, várias fontes históricas apontam que a bebida foi originada pelos monges irlandeses, que produziam a bebida em seus mostreitos.

Alguns tipos de Whisky:

  • Malte puro (pure malt) produzidos com 100% do cerais maltados de uma unica destilação.

  • Blended é feito com uma mistura de maltes puros com outras destilações produzidas a partir de outros cereais não maltados como o milho e o arroz.

  • Single malt um destilado 100% de cevada, é um dos tipos mais caros de whisky.

  • Vatted é uma mistura de dois ou mais tipos de Single Malt.

  • Grain whisky, destilado de grãos como o trigo, milho e centeio.

  • Blended, é um domais populares e nasce das misturas dos Grain com Singles Malts e normalmente tem uma combinação de vários whisky.

Os single malt e vatted devem ser consumidos puros, gelados ou não. Já os blend são consumidos puros ou com água e gelo.


Mas Afinal o correto é Whiskey, whisky ou uísque?


Nos três casos, a palavra aponta para uma bebida destilada de cereais. Os americanos e irlandeses adoram o whiskey. Já os canadenses e escoceses tiram o "e" e escrevem apenas whisky.

Já o Uísque é a forma de se escrever em português.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page