top of page

Cerveja APA e IPA, qual a diferença?

Hoje vamos explicar nesse post sobre dois estilos de cervejas que nós, butequeiros natos, adoramos apreciar, a cerveja APA (American Pale Ale) e a IPA (India Pale Ale).


APA e sua história

A APA (American Pale Ale) surgiu no século XIV por volta da década de 70. Uma de suas características mais marcantes é o uso do lúpulo americano e amargor predominante resultante da alta concentração de lúpulo. Outro fator marcante é seu leve adocicado ao final.

Hoje em dia, praticamente todas as cervejarias americanas possuem uma APA em seu portfólio, além de também ter conquistado o gosto de diversas outras cervejarias pelo mundo.


IPA e sua história

A IPA (India Pale Ale), surgiu por volta do século XVII na década de 80, na colonização inglesa na Índia. A receita foi criada devido as longas viagens, que duravam de 6 meses a 1 ano, para chegarem da metrópole à colônia, nesse período as cervejas da época chegavam sem condições para consumo. Desta forma, foi criada uma cerveja com lúpulo em sua composição e mais encorpada, a tentativa de sucesso da criação foi aceita pelos ingleses, porém logo foi esquecida por conta da refrigeração criada. A fórmula foi popularizada novamente cerca de 200 anos depois nos Estados Unidos.



Afinal, qual a diferença?

As diferenças mais evidentes entre elas é o amargor, as IPA's possuem uma certa predominância na intensidade do lúpulo, seu amargor e aroma são mais concentrados, já as APA's, apesar de terem uma boa quantidade de lúpulo, possuem um amargor menos acentuado e com um leve adocicado ao final. As cores de ambas são bem parecidas e puxadas do bege ao marrom, porém as IPA's, GERALMENTE mas não sempre, são mais escuras. Lembrando que todos os fatores podem variar, devido a fabricação e formulação.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page